logo RCN

Arquivos Acessíveis: atividade promove debates no Arquivo Histórico de Joinville

  • Foto: Divulgação -

Atividades acontecem nesta quinta-feira (6) e domingo (9)

O Arquivo Histórico de Joinville (AHJ) participa da 8ª Semana Nacional de Arquivos com atividades nesta quinta-feira (6) e no domingo (9). O tema “Arquivos Acessíveis” foi escolhido pelo Arquivo Nacional para promover o debate sobre conceitos e procedimentos empregados nos arquivos e como eles podem refletir a diversidade da sociedade. Aqui, o subtema é o “Hip-hop no Arquivo: história e memória do movimento em Joinville”.

A ideia de promover esta ação no Arquivo Histórico ocorreu por conta do desejo de aproximar a instituição dos movimentos e grupos sociais que normalmente não usufruem ou ocupam o espaço, que é público e gratuito. “Muitas vezes eles não têm sua história e memórias registradas no acervo documental do AHJ, o que vem ao encontro do tema deste ano da Semana”, explica o coordenador do AHJ, Dilney Cunha.

Em 2022, o movimento hip-hop usou a marquise do Arquivo para promover o encontro de pessoas que praticam batalhas de slam, que são competições de ritmo e rimas poéticas com declamação de versos inspirados pelo rap.

Para divulgar ainda mais esta cultura, às 19 horas de quinta-feira ocorre a Batalha de Rap no Arquivo com o Coletivo de Batalhas de Joinville, além de apresentação do DJ Mano Uderon. Também haverá exposição de itens que compõem a memória do hip-hop na cidade, que fica no local durante o fim de semana.

No domingo, além das tradicionais visitas guiadas pelo AHJ, foi programada roda de conversa e a exibição do documentário “Arte no Mute”, de Pedro Simm e Isabela Peixer, que retrata como o movimento do hip-hop está inserido em Joinville. Também haverá exposição de grafite, apresentações de rap, rodas de break dance e discotecagem do DJ Mano Uderon.

O movimento hip-hop de Joinville tem feito pesquisas no Arquivo Histórico de Joinville em busca de documentação para embasar o inventário de patrimônio cultural imaterial do município que está sendo produzido. Nacionalmente, busca-se o registro de patrimônio imaterial da cultura hip-hop brasileira junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Joinville tem trabalhado para juntar estas informações.


Programação da 8ª Semana Nacional de Arquivos

Quinta-feira (6)

19h – Batalha de Rap no Arquivo com o Coletivo de Batalhas de Joinville e DJ Mano com abertura da exposição de itens que compõem a memória do hip-hop na cidade


Domingo (9)

9h – Visita guiada ao AHJ
10h – Exibição de documentário “Arte no Mute”, de Pedro Simm e Isabela Peixer
11h – Roda de conversa
13h30 – Visita guiada ao AHJ
14h – Grafite com Greg Fiasko
14h – Apresentação dos grupos de rap / pocket e shows de QxS, Coletivo Ramal 047, Karolli e A2 Mc
16h15 – rodas de break dance
Entre as apresentações haverá discotecagem do DJ Mano Uderon

Galeria Municipal de Arte recebe exposição de artista premiada internacionalmente Anterior

Galeria Municipal de Arte recebe exposição de artista premiada internacionalmente

Joinville celebra Semana do Meio Ambiente com atividades alusivas Próximo

Joinville celebra Semana do Meio Ambiente com atividades alusivas

Deixe seu comentário